



A 59ª edição do concurso foi realizada na madrugada desta terça, 24, no Mandalay Bay Events Center no Mandalay Bay Resort & Casino em Las Vegas nos Estados Unidos. A mexicana Jimena Navarrete recebeu a coroa das mãos da Miss Universo 2009, Stefanía Fernández, da Venezuela.
A representante da Jamaica, Yendi Philipps, ficou com a segunda colocação, seguida pela australiana Jesinta Campbell, em terceiro lugar. A Miss Ucrânia Anna Poslavska e a Miss Filipinas Venus Ray completaram as cinco competidoras que disputaram a grande final. Candidatas de 83 países concorreram ao prêmio de Miss Universo 2010.
A brasileira Débora Lyra, 20 anos, não ficou entre as 15 semifinalistas que foram: África do Sul, Albânia, Austrália, Bélgica, Colômbia, Filipinas, França, Guatemala, Irlanda, Jamaica, México, Porto Rico, República Tcheca, Rússia e Ucrânia.
Até então, se não havia uma representante brasileira para torcer, havia pelo menos uma vizinha, a colombiana, que acabou não sendo classificada entre as dez semifinalistas, depois de avaliadas no desfile de biquíni. As misses França, Bélgica, República Tcheca e Rússia também deixaram a competição nesse estágio.
O concurso seguiu com apresentação impecável das candidatas com o desfile em traje de gala, que ajudou os jurados a escolherem as finalistas. Antes do anúncio das cinco mulheres mais bonitas do planeta, foram premiadas as representantes da Austrália, com o título de Miss Simpatia, e da Tailândia, que obteve a maior votação do público para os títulos de Miss Fotogenia e Melhor Traje Típico.
Finalmente, as cinco classificadas foram anunciadas, cada uma tendo que responder a uma pergunta. A mexicana, que acabou campeã, respondeu a primeira, sobre o uso da internet. Ela disse da preocupação com o uso da rede pelas crianças, expressando-se em sua língua, o espanhol.