
São muitas as origens para João Braga (2006, p.15) define moda como: modo, maneira, e comportamento. A origem da palavra latina é modus, que remete ao modo.
De origem francesa "mode" uso, hábito ou estilo. Na moda de origem inglesa, Barnard (2003, p.23) dedica o primeiro capítulo da obra "Moda e Comunicação" a explicar que a etimologia da palavra "fashion" remete ao latim factio, que significa fazendo ou fabricando, com caráter industrial (da língua inglesa a palavra "faction" (facção), até facere, isto é, fazer ou fabricar).
Segundo, Palomino o termo afrancesado tornou-se sinônimo de "façon", cuja apropriação pela língua inglesa deu origem à expressão "fashion". (PALOMINO, 2000, p.15).
Barnard, complementa: "só o contexto permite a identificação de uma peça de roupa como moda ou não-moda, assim como é somente o contexto que permite identificar o significado correto dessas palavras" (Ib., p. 36).
A palavra moda, modus, mode ou fashion, imagem, corpo, estilo, tendências, roupas, indumentária, adorno, traje, beleza, entre outras palavras, estão ligadas ao sistema da moda. Há um sistema complexo por trás disso tudo, da moda como técnica e como processo comunicacional. Mas, onde tudo isto começou?
O termo moda surgiu no final da Idade Média, princípio da Idade Moderna(Renascimento), com características peculiares tais como: ser, de fato, um diferenciador social, um diferenciador de sexo (uma vez que homens e mulheres vestiam-se com aparências muitos semelhantes) e à busca da individualidade. (BRAGA, 2005, p.16).
A cada coleção tudo se transforma. A moda é reinventada cada vez mais rapidamente e, como estamos na era do capitalismo e do consumismo, o público-alvo é absorvido e envolvido para fazer parte dessa engrenagem que faz girar o setor da moda, englobando o setor têxtil, calçadistas, de acessórios e toda indústria da moda.
A moda é um dispositivo social, promovido pela estética do cotidiano, caracterizada por uma temporalidade particularmente breve, que afeta todas as classes sociais, homens, mulheres, adolescentes, crianças e idosos.
A moda nasceu no final da Idade Média, como um diferenciador social e de sexo. Na busca pela individualidade, a moda nem sempre foi efêmera, múltipla, mas com o capitalismo seu sistema aprimorou-se, profissionalizou-se e hoje estudamos, pesquisamos essa moda com "prazo de validade".
A moda está presente nas ruas, nas vitrines, nos carros, no design, na arquitetura, nos móveis, nas jóias, na simplicidade, no luxo, no imaginário, na criatividade, na arte, na televisão, nas revistas, no cinema, no teatro, no corpo e em outros diversos lugares, setores e segmentos.
O que estará na moda na próxima estação? Quais são as tendências? O que vou usar? O que se repete? A moda depende do ritmo de cada um, de suas inquietações, do seu estilo de vida, dos seus valores, da sua identificação com a interpretação do estilista, do conceito da marca ou da sua própria interpretação para o momento no qual está inserido ou quer estar fazendo parte.